Você tem uma ideia de negócio digital e não sabe o que fazer? Vem comigo que eu vou te mostrar! Vou responder uma mensagem do Fernando Paulino que me perguntou: “Startups: tenho uma ideia, mas não sei o que fazer?”.
Então, o Fernando está com uma ideia de negócio digital e não sabe bem qual o próximo passo. O que ele deve fazer agora? Primeira coisa que eu digo para você é: Corra, mas cuidado para não cair! Por que eu digo isso? Porque ideia no mundo do empreendedorismo digital não vale de muita coisa. O mundo está cheio de ideias, mas o que realmente vale é a implementação delas. Sua ideia só vai passar a valer alguma coisa na hora que você começar a colocá-la em prática e começar a fazer o que nós chamamos de validação.
O que fazer para validar sua ideia?
#Passo 1: Monte um time complementar
Você teve uma ideia, mas como vai fazer a validação do seu negócio? Eu recomendo que você procure pessoas que consigam te ajudar a colocar sua ideia em prática. Ou seja, você vai montar um time complementar para que consiga tirar sua ideia do papel e colocá-la realmente em prática no mundo real. Colocá-la para funcionar na internet. Tipicamente existem vários papéis que são necessários para tocar teu negócio. Você vai precisar, por exemplo, de pessoas de gestão, pessoas de marketing, pode precisar também de programadores e de designers. Então, são perfis que são necessários para conseguir tirar sua ideia da cabeça e colocar em prática.
Inclusive um evento muito legal que eu recomendo para fazer isso é o Startup Weekend. Esse evento é feito em um final de semana. As pessoas se reúnem em uma sexta feira à noite e se dividem em equipes. O evento continua sábado o dia todo e domingo o dia todo. Tem pessoas do design, programadores, gestão, marketing… todos reunidos para colocar as ideias em prática para criar uma startup dentro do período de 54 horas.
O que eu recomendo: uma vez que você montou a equipe, seja no Startup Weekend, seja na sua faculdade, com vizinhos, amigos, etc, é super importante que esse time seja complementar. Não adianta você ter várias peessoas com o perfil muito parecido com o seu. É melhor você ter pessoas com perfil diferente.
#Passo 2: Estude a real viabilidade da sua ideia
É importante partir para implementação e validação da sua ideia, analisar a real viabilidade desse negócio. E aí tem vários aspectos que nós temos que analisar do ponto de vista da viabilidade. Um dos aspectos é com relação ao mercado. A sua ideia resolve um problema real do seu cliente? Existe mercado para esse seu negócio? Existem pessoas que tem um problema real que vai ser resolvido pela sua solução ou será que você está inventando um problema que na verdade não existe, a priori, para sua solução resolver?
Esse tipo de coisa tende a não funcionar muito bem, a não ser que a gente esteja falando de uma inovação extremamente radical, como o caso de um iPad ou mesmo um iPhone. Onde eles vem suprir uma necessidade que originalmente não se tinha noção que existia. Exceto grandes inovações como essas, dificilmente você vai criar um negócio ou vai ter uma ideia tão radical que de certa forma vai gerar um problema nas pessoas. Um sentimento que elas tem um problema que será suprido por tua solução. Então é super importante analisar se realmente existe um problema que aquela tua solução vai resolver.
#Passo 3: Analise a concorrência
Um outro ponto interessante é como está a tua concorrência em relação à solução desse problema. Será que já existem outras soluções? As outras soluções já resolvem esse teu problema da mesma forma que a tua solução ou de uma forma até mais interessante (ou não)? Não estou dizendo aqui que você só deve escolher um negócio para o qual não haja concorrência, mas estou dizendo simplesmente que você evite propor uma solução para um problema que já existem que vários concorrentes no mercado que estão resolvendo esse problema de uma forma bastante competente e interessante.
#Passo 4: Verifique a existência de recursos para produzir seu negócio
Outro ponto que você tem que analisar é a viabilidade de produzir o teu negócio. A tua ideia tem que ser viável, inclusive do ponto de vista técnico. Tem que ter tecnologia, tem que ter recursos e equipe para produzir aquilo. É importante também fazer uma análise do ponto de vista de viabilidade financeira. Vejo muita gente chegando até mim, muitos alunos conversando: “Felipe, eu estou com uma ideia de negócio aqui.” A ideia é interessante, resolve um problema real do público, mas não tem monetização por trás. O modelo de negócio não se sustenta do ponto de vista financeiro. E naturalmente, se a gente está falando de negócio, ele tem que, além de resolver um problema e ser interessante, gerar dinheiro.
#Passo 5: Pesquise impedimentos e restrições legais
Outro ponto super importante é a questão de controle governamental. Não adianta ter uma solução que é interessante, não tem concorrência, tem gente querendo comprar, dá para implementar, é viável do ponto de vista financeiro, mas existem leis do governo que estão restringindo de alguma forma a implementação desse teu negócio. Isso é um ponto determinante na validação do seu negócio e permeia todo esse processo.