A fim de facilitar o controle de informações, a mensuração e o desempenho de anúncios que se deseja veicular, ou de anúncios que já estejam em veiculação, o Facebook criou uma nova estrutura de campanha, que é dividida em três níveis:
Nível 1: Campanha
Cada campanha corresponde a um objetivo de marketing específico. Esta etapa foi criada para aperfeiçoar a medição do resultado de tais objetivos.
Nível 2: Conjunto de Anúncios
Onde será definido um orçamento e um cronograma para cada conjunto de anúncios com o objetivo de organizá-los por segmento.
Nível 3: Anúncio
Cada conjunto de anúncios pode conter diferentes características como imagens, textos, vídeos e links. Nesta fase você fará a escolha do criativo, do público alvo e do lance de cada anúncio.
OBS1: Todas as campanhas de anúncio serão migradas para o novo formato, o que não irá influenciar na entrega, gastos, relatórios ou desempenhos das campanhas já existentes.
OBS2: Sua conta de anúncios será migrada para a nova estrutura de campanha entre 4 e 30 de março de 2014, e quando acontecer o novo tutorial irá aparecer no Gerenciador de anúncios e no Power Editor.
E para que não haja dúvida, a equipe do Facebook ainda espalhou pela internet uma série de práticas, dicas e recomendações que ajudarão todos a entender melhor como montar os anúncios neste novo formato.
Segue abaixo algumas delas, caso ainda haja dúvidas, todas podem ser esclarecidas pela central de ajuda do próprio Facebook.
Práticas recomendadas pelo Facebook para criação das campanhas com novos formatos:
- Criar campanhas separadas para cada objetivo de publicidade;
- Determinar o objetivo a ser alcançado e criar uma ou mais campanhas para cada um deles;
- Configurar as campanhas com base nos objetivos;
- Medir o desempenho de sua conta de anúncio em todas as campanhas;
- Utilizar o medidor de gastos para saber quanto gastou por cada campanha;
- Limitar o gasto que deseja ter em cada campanha.
Práticas recomendadas para o conjunto de Anúncios:
- Entender que tipo de anúncios atendem ao objetivo da campanha;
- Segmentar anúncios para um mesmo tipo de lance e público;
- Procurar assuntos relevantes para anúncios do público específico;
- Desative os conjuntos de anúncios ou anúncios em vez de excluí-los. Anúncios excluídos não poderão ser veiculados novamente;
- Não ultrapassar o limite de número de campanhas, anúncios e conjunto de anúncios (toda a conta de anúncios tem um limite de 1000 campanhas, 1000 conjuntos de anúncios e 5000 anúncios);
- Monitorar métricas com base no objetivo do anúncio, afim de saber se tal objetivo foi alcançado.
E você o que achou desta segmentação? Sua conta do Facebook já migrou para esta nova estrutura? Sentiu alguma dificuldade na utilização? Compartilha com a gente sua experiência com esta mudança!