Você sabe porque a internet hoje é imprescindível para divulgar o seu negócio? Fica comigo que eu vou te mostrar 8 motivos pelos quais isso acontece.
Motivo #1: interatividade
Antigamente, na época que nós não tínhamos internet, como é que você nos comunicávamos com uma outra parte? Vamos supor que eu li o jornal, achei interessante uma matéria e quero me comunicar com o autor daquela matéria. Como eu faria antigamente? Eu mandava uma carta para o jornal. Um tempo depois, a gente mandava um email. Atualmente, como se dá a comunicação? Em tempo real!
Se eu estou vendo determinado conteúdo e acho aquele relevante – ou não – basta descer até o final da página e colocar um comentário dentro do blog, dentro do Youtube, ou Fan Page da empresa da qual eu estou consumindo o conteúdo.
Motivo #2: customização
Você já tentou fazer uma busca por restaurantes de sushi no Google? Se você fizer essa busca muito provavelmente o Google vai te indicar a vários restaurantes da sua localidade sem que você precise colocar o nome da sua cidade. Se eu fizer essa busca aqui em Recife, que é a minha cidade, ele vai me mostrar vários restaurantes de Recife. Por que isso acontece?
Porque a internet permite customizar a informação de modo específico para quem está consumindo. Então quando você está consumindo conteúdo no Facebook, quando você está fazendo uma pesquisa no Google, aquele conteúdo que aparece para você é o mais personalizado possível. Assim como também é para o seu cliente que está na internet.
Motivo #3: custo-benefício
Se você vai fazer uma campanha de divulgação na internet você consegue, com um mesmo orçamento, abranger um número de pessoas bem maior do que usando uma mídia tradicionalmente, uma mídia offline. Então o custo-benefício da divulgação nas mídias digitais é muito interessante.
Motivo #4: ausência de barreiras geográficas
Se você tem um negócio e vende produtos, e se esse seu negócio está na internet, você pode vender produtos para o Brasil inteiro. Você não fica limitado às pessoas de uma localidade. E dependendo do que for seu produto ou seu serviço, você pode inclusive vender para pessoas de outros países. Eu trabalho com venda de infoprodutos, ebooks e cursos online, e com isso, eu consigo vender para pessoas do mundo inteiro, não só do Brasil.
Motivo #5: ausência de barreiras temporais
Além de vender meu produto para o mundo todo, minha loja na internet está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, não tem sábado, domingo ou feriado. Você está com sua loja aberta o tempo todo e o tempo todo essas pessoas, independente do dia e do horário, podem consumir o teu conteúdo.
Motivo #6: facilidade de mensuração
Você fazendo ações na internet consegue mensurar exatamente que tipo de retorno cada delas está dando. Tem uma frase muito interessante que eu ouvi uma certa vez: “metade do investimento feito em propaganda é jogado no lixo.” O problema é que não sabemos qual é a metade. E quando você está na internet, não tem esse problema. Se eu tenho um orçamento de 4 mil reais, coloco 1 mil no Google, 1 mil no Facebook, outros 1 mil em um blog e 1 mil em outro blog, eu consigo saber exatamente quantas visitas cada uma dessas mídias trouxe ao meu site, quantos desses visitantes se tornaram clientes e quanto cada um desses clientes comprou.
Motivo #7: otimização
O poder de otimização das mídias digitais é muito forte. A possibilidade de otimização, de correção e de melhoria das nossas campanhas. Se eu faço uma campanha em outdoor, em panfleto, folder ou outbus, eu não tenho a possibilidade de mensurar com facilidade qual delas está indo bem e não tenho capacidade de otimizar essa campanha. Por exemplo, trocar o texto do outdoor para um texto que gera mais venda, gere mais conversação.
Se eu estou trabalhando nas mídias digitais, eu consigo fazer isso com bastante facilidade. Basta eu ir lá, na ferramenta que eu estou fazendo a promoção e trocar o texto ou a imagem. Coisa que a gente não consegue fazer no mundo offline.
Motivo #8: aproveitamento do impulso de compra
Se você tem um negócio e esse seu negócio está sendo divulgado através de um outdoor ou outbus, por exemplo, o teu cliente ele vai passar naquele outdoor, vai achar tua promoção interessante, mas ele vai deixar para ir na tua loja no próximo final de semana que é quando ele vai ter tempo. De repente, naquele dia, ele não vai estar mais interessado no teu produto ou ele vai simplesmente não ter tempo, ou mesmo se esquecer. E com isso você vai perder a venda.
Se você está fazendo tua venda na internet e teu cliente se interessou por aquele teu produto, ele vai clicar na tua propaganda, ele vai entrar no teu site, clicar no botão de comprar e automaticamente, ele vai colocar o cartão de crédito ou gerar um boleto e pagar. E com isso você não vai perder vendas, com a mesma facilidade que você perde no mundo offline.