Ser um designer nos dias de hoje não é fácil. Cada vez mais existem ferramentas gratuitas de criação, aplicativos e arquivos disponíveis na Internet, gratuitamente ou por preços realmente baixos que facilitam a criação de sites e logos. Parece que o trabalho criativo cada vez fica mais desvalorizado.
Mas será mesmo tudo tão simples assim?
O que é necessário entender é que para um leigo é difícil escolher entre tantas opções e o que é adequado ou não para sua empresa. As facilidades estão nas ferramentas, cada vez mais simples de usar. E a complexidade está em encontrar uma forma de envolver pessoas com marcas. Com tantas mídias e cada vez mais marcas disputando a atenção dos clientes, se destacar e ganhar a preferência deles tornou-se um desafio e tanto.
Criando o próprio logo
Criar um bom logo para sua empresa que ajude a propagar a ideia do negócio e destacá-lo da multidão de marcas existentes é trabalho para um profissional. No entanto, uma pequena empresa que esteja começando sem muita verba, pode usar uma destas ferramentas disponíveis na Internet para criar seu primeiro logo. Veja algumas dicas para ajudá-lo a não fazer feio:
Menos é mais. Não inclua elementos demais. Mantenha simples e com leitura fácil, suas chances de errar são bens menores;
Utilize até 2 cores, para não correr o risco de ficar exagerado. Utilize uma cor mais escura ou forte para a letra, que apresente ótimo constraste para facilitar a leitura do logo em qualquer tamanho. A segunda cor pode ser mais clara ou até pastel, para o símbolo. Duas cores muito fortes podem brigar entre si, disputando qual elemento será pregnante. Na sua nova empresa, deve ser o nome, que você quer marcar;
Formas: pense que tipo de produto ou serviço sua empresa oferecerá e qual tipo de forma combina mais. Dica: formas curvas são mais orgânicas e femininas e formas com pontas mais técnicas e masculinas. As formas simétricas são mais tecnológicas e as assimétricas mais artísticas;
Tipografia: escolha uma letra de fácil leitura. Na dúvida, pergunte a pessoas de níveis culturais e escolaridade diferentes se conseguem ler o nome da empresa;
Teste: teste sua criação com várias pessoas. Pergunte o que acha do logo e de que tipo de empresa parece ser.
Montando o site
Na hora de criar um site, outros fatores entram em jogo. Hoje, o layout não é mais um grande problema, pois existem muitos templates disponíveis na Internet. O grande desafio é como apresentar a empresa, o que deve ser mostrado, boas imagens e bons textos.
Além disso, outros fatores são primordiais: uma boa adequação às ferramentas de busca (SEO) e geração de conteúdo – redes sociais, blog – para interagir com os clientes. Toda essa inteligência não vem pronta nos templates.
No entanto, se você tem disposição e pouca verba, arregasse as mangas e mãos a obra. Essa experiência de fazer sozinho irá ajudá-lo a entender melhor a sua própria empresa e a amadurecer sua percepção sobre um website.
Veja algumas dicas, são muito parecidas com as dadas para a criação do logo:
Menos é mais. Não inclua elementos demais. Mantenha simples e com leitura fácil, suas chances de errar são bens menores;
Não utilize muitas cores para não correr o risco de ficar exagerado. Procure deixar as cores do seu logo em destaque no site, utilizando-as para menus, títulos, etc;
Organização: organize antes num papel o que será apresentado em cada página. Pesquise em sites concorrentes para ter uma ideia;
Escolha um template que esteja indicado para o seu tipo de negócio, ele já virá com as páginas mais importantes pré-definidas e vai facilitar bastante;
Escreva corretamente. Se você tem dúvida quanto a sua ortografia, use ao menos o corretor do Word para evitar erros mais graves;
Teste: teste seu site com várias pessoas. Pergunte o que acham e se conseguem encontrar os produtos ou serviços da empresa;
Não se esqueça de colocar o contato (telefone, e-mail, endereço) em destaque. Afinal, de que adianta ter um site se não se consegue entrar em contato com a empresa?
O importante é entender que cada vez mais a concorrência aumenta e os meios de divulgação estão acessíveis a todos por um custo muito menor. Ou seja, com uma pequena verba é possível divulgar um negócio para o mundo todo. Para prosperar hoje, é necessário mais do que nunca um bom planejamento, a definição de um posicionamento claro e uma estratégia de marketing e de comunicação consistentes.
Alguns links muito legais:
Crie seu logo por dez dólares com essa ferramenta super fácil da Squarespace.
Veja como usar.
Ou seu site: squarespace.com
Outra ferramenta muito simples, que oferece templates realmente bem feitos e totalmente gratuita é a IM Creator.