Todo mundo sabe o que é uma #hashtag (sério, todo mundo sabe, né? #pelamordedeus). Para quem não tem certeza se “lembra” o que significa uma hashtag, don’t panic! Eu explico.
Hashtags são palavras-chave precedidas do símbolo # (os músicos chamam de sustenido e as simpáticas atendentes de telemarketing chamam de jogo-da-velha ou quadrado) que, quando usadas, alimentam uma interação dinâmica na rede social onde é utilizada acerca da palavra-chave escolhida. Começou no Twitter e agora estão até no Facebook.
Mas a questão é: será que todo mundo sabe como usá-las de forma coerente e eficaz? Será que as pessoas levam em consideração o impacto e resultados positivos que as hashtags podem trazer ou será que têm noção das consequências do uso indevido dessa ferramenta?
Quem inventou as hashtags foi o Twitter, mas quem as transformou no que conhecemos hoje foram os usuários de Facebook, que fazem 2,5 bilhões de postagens, os usuários do próprio Twitter, que lançam 400 milhões de tweets, e os usuários de Instagram que postam 45 milhões de fotos diariamente (entre outras redes sociais, como Google+, Pinterest, Linkedin e Vine).
Para quem é “novato” nas redes sociais, pode não entender bem o propósito das hashtags nem como elas funcionam. Mas se você souber utilizá-las de forma coerente e eficaz, isso pode te ajudar a envolver o seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da sua marca.
O site Greml lançou um infográfico bem divertido sobre o que eles chamaram de “Etiqueta da hashtag”. Não se trata apenas de QUAL hashtag usar, mas também COMO usá-las. Basicamente, eu considero três conceitos-chave sobre o uso de hashtags como sendo os mais importantes: #bomsenso, #proposito e #moderacao. Aqui vão umas dicas bem bacanas.
ETIQUETA DA HASHTAG
#escreverpalavrasdemaisnumaunicahashtagehterrivel
Pode escrever mais de uma palavra ao criar uma hastag? Pode, mas não leve o conteúdo do seu texto todo para dentro de uma hashtag. Vira quase um daqueles testes de visão quando vamos ao oftalmologista. Olha que exemplos horríveis no Twitter hoje: #mcdalestesetemeseseternoreidofunk ou #luablancoseusorrisoemeucombustivel. A hashtag deve ser curta e, por favor, use letra maiúscula no início de cada palavra #TipoAssim.
#nao #precisa #criar #uma #hashtag #para #cada #palavra
#Desde #quando #passamos #a #nos #comunicar #dessa #forma? Eu não sei. Só sei que fica muito confuso criar uma hashtag para cada palavra no texto e as pessoas acabam se perdendo e esquecendo qual o tema central daquilo que você está falando.
Use uma hashtag que tem a ver com seu post
Há quem use hashtags que estão “bombando” somente para chamar atenção para aquilo que está compartilhando. Quanto desespero! Você acaba irritando os usuários que vão acabar se sentindo como se estivessem perdendo tempo indo até sua postagem.
Promova seu negócio ou evento usando uma hashtag própria
Uma hashtag específica para o seu evento ou negócio pode somar significativamente aos seus esforços de marketing e promoção da sua empresa. Lembra o que escrevi sobre call-to-action? Ele também entra aqui: convoque os usuários a utilizarem sua hashtag para promover um feed de imagens em tempo real ou até mesmo para participar de sorteios.
Pesquise a hashtag mais apropriada para cada rede social
Sim, podemos usar hashtags em várias redes sociais diferentes. Mas não é porque um termo está no Trending Topics do Twitter que ele vai render bons resultados também no Instagram, por exemplo. O microblog é cheio de palavras, campanhas e até cacoetes que só funcionam lá mesmo. Então, nada de preguiça. Quando for usar as #s pesquise antes. Veja o que está sendo falado em cada uma das redes que for postar e verifique o que pode gerar mais visualizações em cada uma delas. Às vezes as diferenças entre os termos usados no Twitter, no Instagram ou no Google Plus (e tantas outras) vão ser pequenas. Mas esses detalhes vão render resultados diferentes se você escolher a hashtag apropriada para cada rede. O que nos leva ao próximo tópico…
Procure a hashtag que já está rendendo mais postagens
Outro aspecto importante é unir a mensagem que você quer passar com hashtags que já estejam sendo bem comentadas e utilizadas. Claro que não vale usar uma # popular só para chamar atenção. Mas a menos que você esteja promovendo algo novo, não vale a pena usar uma hashtag que ninguém esteja usando ou pesquisando ainda. E quando você for pesquisar quais os termos mais pesquisados e utilizados para falar sobre o tema da sua postagem, fique atento. Às vezes, uma pequena diferença nas palavras usadas pode aumentar ou diminuir o impacto do post. Por exemplo, no Instagram, prefiram o termo #acaosocial às alternativas #trabalhosocial ou #atividadesocial. São palavras bem semelhantes, mas a primeira hashtag tem muito mais postagens linkadas.
Honre a ortografia
Como amante da gramática, eu sou do tipo de pessoa que se contorce em espasmos de dor ao ler algo escrito de forma incorreta gramaticalmente falando. Pior ainda é quando é em outro idioma (eu também sou professora de inglês e sofro ao testemunhar os absurdos que o pessoal escreve em inglês totalmente errado).
Mas, beleza…nem sempre o erro é de gramática e sim de ortografia e é super comum cometer erros de digitação (as vítimas do corretor automático dos celulares sabem bem como é isso). O grande problema é que uma hashtag cuja ortografia está errada é praticamente inútil. Pode apostar que não deve haver ninguém falando sobre o #Carmaval2014 – na verdade, até tem: eu pesquisei e só encontrei 5 compartilhamentos com essa hashtag.
E vocês, têm bons exemplos de uso de hashtag? E quais vocês acharam horríveis?
Por fim, vou deixar aqui um vídeo do Felipe Pereira para ajudar a sua marca a ter uma maior reconhecimento nas redes sociais. Além de um bom uso das hashtags, que expliquei ao longo deste artigo, você pode implementar as estratégias do vídeo para otimizar o seu planejamento e garantir mais curtidas e seguidores nas redes sociais. Vale a pena conferir ;).
Imagem: http://visual.ly