A pizzaria Don Peppone em Blumenau foi furtada durante a madrugada, o ladrão voltou de manhã para pegar os itens roubados e acabou sendo preso pela polícia. A fan page da empresa não perdeu tempo e fez uma postagem engraçada sobre o assunto. Além de postar a notícia, ainda acrescentou: “Nós te entendemos. Com tantos sabores, é difícil não voltar”.
Pelo número de curtidas, compartilhamento e comentários é possível analisar que os internautas aprovaram a postagem e o bom humor da página do Facebook. Como um internauta mesmo disse aproveitaram algo negativo e transformaram em oportunidade. O roubo acabou virando uma campanha na fan page.
Sempre tem alguma outra marca que aproveita para fazer marketing de oportunidade.
Mas o que é marketing de oportunidade? É aproveitar alguma notícia, meme, data específica, um acontecimento ou movimento, pode ser algo que esteja em evidência na mídia ou que esteja sendo comentado pelos internautas e aproveitar para uma campanha ou simplesmente para uma postagem. O marketing de oportunidade tem como objetivo causar buzz para a marca.
Aqui no Digaí tivemos diversas postagens de marcas que aproveitaram o marketing de oportunidade para fazer publicações bem humoradas nas suas redes sociais. Temos a blogueira da Capricho, Porta dos Fundos e a compra coletiva do Peixe Urbano, a brincadeira da Cacau Show, o preço do Playstation 4, Rei do Camarote, entre outros.
A PontoFrio, Bis, Axe, Walmart Games, Netflix, Habib’s e até o Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica, são apenas alguns exemplo de marcas que aproveitaram alguma notícia ou acontecimento e resolveram causar buzz nas redes sociais.
O marketing de oportunidade é uma boa opção para usar o bom humor (ou um momento de reflexão) e interagir com o público, mas as marcas devem tomar cuidado em como e quando usá-lo. É preciso ter bom senso nessas horas para não acabar tendo um efeito negativo ou não causar efeito algum e nem sempre precisa ter doses de bom humor.
No caso da Don Peppone, eles souberam como transformar algo negativo (o roubo) em algo engraçado, ou seja, souberam rir da própria situação. Quais dessas marcas vocês acham que aproveitaram melhor o marketing de oportunidade?