Já falamos em um post anterior sobre as vantagens de ter uma marca forte para empreendimentos digitais. Vamos profundar o assunto e falar do processo de construção de uma marca forte, começando por conhecer melhor a notoriedade e associação à marca, pois esses dois conceitos chave para a construção de uma marca com valor, seja off-line ou on-line.

 

A construção de uma marca forte passa por 4 grandes fases: a construção da identidade, o significado que a marca tem para os consumidores, as respostas do consumidor a imagem da marca e por fim, o relacionamento que se cria entre a empresa e o cliente através da marca. Lógico que construir um relacionamento é um processo longo, mas tudo inicia com um passo simples: o conhecimento da marca. Isto é, o cliente saber que sua marca existe.

 

Fontes de valor da marca

 

O consumidor precisa conhecer sua marca, identificá-la e distingui-la da concorrência. Para construir este conhecimento da marca é preciso criar notoriedade e imagem. A notoriedade é a capacidade que o consumidor tem em reconhecer a marca e identificar a uma categoria de produto ou serviço. A imagem diz respeito às percepções e associações face à marca. Trocando em miúdos: a notoriedade é quando o consumidor enxerga sua marca e a imagem é o que ele pensa e sente quando entra em contato com ela. A notoriedade e a imagem juntas são chamadas das fontes do valor da marca.

 

Qual a notoriedade da minha marca?

 

Você deve tá se perguntando: e como vou saber qual a notoriedade da minha marca. Você pode perguntar aos seu consumidores de diversas formas para descobrir. Tenha em mente que a notoriedade tembém possui 4 etapas. Primeira é o desconhecimento da marca, quando seu consumidor não saber que ela existe. A segunda fase é notoriedade assistida, quando ele consegue confirmar o seu conhecimento da marca. Seria por exemplo se eu te perguntasse se você conhece o Digaí, você pode responder que sim ou que não. A próxima fase é a notoriedade espontânea. Nela o cliente consegue indicar sua marca no momento em que é referida determinada categoria de produto ou serviço. Por exemplo, se eu pedir pra você pensar “blogs sobre marketing digital”, quais você pensaria? Isso é notoriedade espontânea, pois não mencionei nenhuma marca específica. Qual a primeira marca que você pensou? Esta é a top of mind da categoria “blog sobre marketing digital”, isto é, a primeira marca que o consumidor pensa quando se fala em uma categoria de produto ou serviço. Logo, se o consumidor pensar primeiro em você é porque estas no topo da pirâmide da notoriedade.

 

 

Como saber a imagem que o consumidor tem da minha marca?

 

A imagem são todas as associações que seu cliente tem na sua memória e que ele retoma quando entra em contato com ela. Vamos fazer um teste: no que você pensa e sente quando eu mostro a marca do Digaí? Pensou? Essas são as associações que você faz conosco.

As associações são o significado da marca para os consumidores. Uma marca com valor possui associações fortes, favoráveis e únicas. A força diz respeito com a intensidade e rapidez que as associações vem na mente do consumidor quando entra em contato com a marca. Associações favoráveis ocorrem quando o consumidor percebe que a marca oferece benefícios relevantes para satisfazer sua necessidade ou desejo. As associações únicas são aqueles benefícios que você pensa apenas para uma marca.

 

Uma marca só tem valor quando a conquista notoriedade espontânea e associações fortes, favoráveis e únicas. Por isso, que estes são conceitos básicos para se construir o valor da marca. Agora que você já sabe desses conceitos, que tal testar com seus consumidores? Você pode fazer isso de forma formal, com por exemplo, através de um questionário ou informalmente conversando com clientes. Faça o teste e nos conte da sua experiência.

 

Imagem: refreshthepage.com 

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