As tendências para o e-commerce brasileiro no próximo ano de 2014 serão baseadas no reflexo do amadurecimento do setor, que se deu tanto pela exigência dos consumidores quanto pela esfera regulamentadora que exigiu mais profissionalização dos lojistas virtuais.
As tendências estão alocadas em todos os pilares do e-commerce, desde a gestão capacitada, passando pela logística, marketing digital, tecnologia, até o atendimento.
Confira as Tendencias para o e-commerce em 2014 no Brasil com relação aos pilares do comércio eletrônico.
GESTÃO DE E-COMMERCE
Mais Planejamento
É cada vez mais comum em eventos relacionados a comércio eletrônico no Brasil os especialistas falarem na importância do planejamento. O planejamento é a base para o início de um novo negócio, para qualquer nova ação, campanha e qualquer outro tipo lançamento do negócio.
É no planejamento que põe-se os prós e contras, custos, investimentos e retorno das ações ao longo do ano. Antes de pensar em começar a oferecer frete grátis na loja virtual, de aplicar descontos especiais sazonais, os canais a serem explorados, etc, é imprescindível o planejamento.
Por isto que coloquei aqui primeiro, devido sua importância e por ser o ponto Zero de qualquer iniciativa empreendedora.
Vejo uma maior e melhor conscientização dos empresários sobre a questão do planejamento e por isto, vejo como uma tendência para o próximo ano.
LOGÍSTICA PARA E-COMMERCE
A tendência para a logística é a de utilização de outras soluções de logística, para além do tradicional método dos Correios.
Mais Frete grátis
O consumidor adora um frete grátis e é um dos fatores críticos de sucesso em um e-commerce. Oferecer frete grátis pode tornar o visitante do seu site em um cliente. Mas esta questão merece muita atenção. É necessário um bom planejamento para que a venda de um produto com frete grátis não seja traduzida como prejuizo.
Uma má política de frete grátis pode arruinar todo o negócio. Portanto é preciso planejamento se pretende adotar frete grátis na loja virtual. Talvez, o mais sensato inicialmente seja de aplicar somente a alguns produtos. Outras variações também são válidas como a partir de um determinado valor (frete grátis a partir de R$300,00) ou da quantidade de produtos.
Como percebo uma maior adesão dos empresários em fazer uso do planejamento, vejo mais lojistas adotarem de forma mais adequada a sua política de frete grátis.
Mais Entrega em menos tempo
Outro fator crítico de sucesso é o prazo para entrega. Os prazos reduzirão cada vez mais, ainda com a chegada de novos serviços de entrega. A opção de entrega pelos correios já não será a única. E a concorrência do mercado das soluções de logística tenderá a oferecer opções mais rápidas de coleta e entrega dos produtos.
Uma estratégia nova, mas cada vez mais crescente é a de entregar os produtos em até 3 dias. Esta opção pode ser mais indicada para os clientes que estejam na mesma cidade ou cidades vizinhas, independente de ser feita por SEDEX. E neste caso, os produtos podem ser entregues no mesmo dia.
Isto é algo também relacionado a personalização, abordada no tópico seguinte.
MARKETING DIGITAL NO E-COMMERCE
Mais Personalização
Tanto a personalização das ofertas dos produtos como a personalização das campanhas de marketing, será uma prática a ser adotada cada vez mais pelos lojistas.
A personalização da entrega do produto, por exemplo, pode ser de acordo com a localização do cliente. Se o mesmo estiver situado nas proximidades da cidade, a entrega pode ser feita em bem menos tempo do que se for entregar pelos correios, utilizando um serviço de frete diferente, sem ser um SEDEX 10, por exemplo.
A personalização dos produtos será uma tendência, tendo em vista a diferenciação da marca. As marcas tenderão a oferecer os produtos de acordo com o que é desejado pelo cliente. Um exemplo disto é uma loja virtual que vende camisetas estampadas no modelo “vender para depois produzir”.
Ou seja, o cliente escolhe a estampa a ser inserida na camiseta e efetua a compra. O setor de produção da loja confecciona a camiseta de acordo com o pedido do cliente. Isto já está acontecendo com grandes lojistas virtuais brasileiros e será adotado por médios e até pequenos, dependendo do modelo de negócio.
Mais multicanais online
A utilização da estratégia multicanal online é de tornar visível o e-commerce nos demais sites, onde o potencial consumidor irá pesquisar sobre os produtos vendidos pela sua loja.
Oferecer aos compradores mais opções de pedidos através de dispositivos, aplicações e até marketplaces. Isto quer dizer que a presença da marca deve estar não somente no site, mas também em aplicativos apropriados, fornecer a possibilidade do comprador realizar o pedido através da versão mobile do site e até explorar marketplaces ainda não utilizados, como mercado livre e Rakuten. Também da presença em sites comparadores de preços como Busca Descontos e Buscapé.
Basta pensar onde o seu potencial cliente irá buscar as informações sobre os seus produtos e você saberá onde deve estar.
Conteúdo e informação
O Marketing de conteúdo está em plena ascensão no mercado digital mundial e brasileiro. Utilizar melhor as técnicas de Content Marketing no E-Commerce será um diferencial, até porque grandes varejistas virtuais estão oferecendo uma experiência de compra cada vez melhor e isto advém com um bom conteúdo que forneça entretenimento aliado a informação.
Está acabando o modelo de negócios onde a loja deixa claro que “quer o seu dinheiro”. Dar informação com conteúdo de qualidade está tornando visitantes em compradores.
Social Media
Uma melhor utilização das mídias sociais está sendo feita por empresas que reconhecem o potencial destas redes para colher informações de demanda dos seus potenciais clientes.
Uma destas mídias que apresenta isto de forma bem clara é o Pinterest. É uma mídia que ainda não é tão utilizada pelo brasileiros quanto nos Estados Unidos, por exemplo. Mas mostra um potencial superior às outras neste sentido. Além do que vem dado mais resultados em vendas do que o próprio Facebook. Você pode dar uma olhada neste artigo para saber porque deve utilizar o Pinterest estrategicamente no seu E-Commerce.
Este outro artigo mostra 12 dicas de como utilizar o Pinterest de forma efetiva e passo a passo no e-commerce.
TECNOLOGIA PARA E-COMMERCE
Mais Mobile
Ainda que seja tímido o volume de compras realizadas através de dispositivos móveis (com relação a outros países), é uma tendência o crescimento dos consumidores online em realizarem suas compras através do smartphone ou tablet.
Investir o mais cedo possível, para tornar o design da loja virtual responsivo é um fator de diferenciação hoje e de vital importância amanhã. No próximo ano vejo mais conscientização neste quesito. Não só nas páginas do site e da apresentação dos produtos, mas também opções de pagamento mais amigáveis.
ATENDIMENTO NO E-COMMERCE
Melhor Atendimento
A qualidade do atendimento está ganhando mais importância, pois é um fator crítico de sucesso. O bom atendimento é aquele que acompanha o cliente em todos as fases, desde o chat online, e-mail e telefone, até o pós venda.
É um fator de diferenciação dar atenção a este quesito, principalmente no pós venda. Se o cliente se sentir confiante de que terá um bom atendimento pós venda, ele se sentirá mais seguro em comprar na sua loja.
Vejo uma melhor atenção no pós venda no próximo ano.
Estas são as tendências que observo para o ano de 2014 no Comércio Eletrônico Brasileiro. E você, concorda com estas tendências? Está faltando alguma? Dê sua opinião nos comentários e vamos debater sobre isto.