“Antes de colaborador, o funcionário também é cliente”, afirma coordenadora de RH.
Por que não começar a divulgar a sua empresa por dentro, procurando melhorar a comunicação interna e promover o servidor para colaborar proativamente?
As companhias estão adotando uma estratégia de propagação dos seus ideais e seu produto, chamada Endomarketing, cujo propósito é estimular o colaborador para produzir mais que a média, tendo como consequência uma margem de lucro maior e publicidade gratuita, devido à satisfação de quem trabalha no local.
Os estímulos que podem fazer com que o empregado se sinta valorizado dentro do seu local de trabalho podem variar desde gincanas até recompensa financeira ou esquema de folga, se ele conseguir atingir o nível de serviço que a corporação deseja.
O trabalho em equipe, feito como uma forma de descontração ou estratégia de alcance da meta pode estreitar os laços entre gestor e colaborador, além de ambos trabalharem juntos com o mesmo intuito. Além de táticas de colaboração e produção, outra ferramenta que engloba o Endomarketing é a comunicação interna.
Fraquezas da comunicação interna
Para a coordenadora de Recursos Humanos (RH) e Marketing da Faculdade Estácio de Sá, Lucimar Oliveira, o ponto fraco da comunicação empresarial interna é a falta de ferramentas e até de conhecimento do gestor. “Ás vezes o empresário acredita que seu empregado faz parte do seu imobiliário. Se ele fosse mais estimulado, a empresa teria uma comunicação mais aberta, dinâmica e ampla. Quando o colaborador interno percebe a importância naquilo que o patrão está pedindo para ser feito e é incentivado para cumprir tal função, fica muito mais fácil conseguir o aumento da produção e, consequentemente a propaganda daquela empresa, porque os funcionários vão falar bem dela para o público externo”.
E ainda dá um exemplo: “você trabalha numa loja de vestuário. Por que comprar peças de roupa em outras lojas, sendo que ele pode adquirir ali mesmo onde ele trabalha? O colaborador tem que amar e acreditar no que faz”.
Uma informação repassada por boca a boca ou um boato sobre mudanças na corporação desestrutura qualquer ação em equipe, além de manchar o nome da empresa. Por isso, é necessário que haja um contato focal na equipe, onde a informação, a notícia é repassada igualmente a cada colaborador, evitando tais desconfortos.
Ferramentas de Endomarketing
Por outro lado, sabemos que existem empresas que possuem filiais em outras cidades, estados ou países e a divulgação de um fato ou de uma nova ordem pode não ser muito bem assertiva. Logo, será necessário o uso de redes sociais privativas à companhia para informar aos seus servidores as novidades da empresa. Segue abaixo algumas ferramentas que podem ajudar a sua empresa a se comunicar melhor:
Empregado também tem opinião
Outro ponto que poderia ser trabalhado é focado na Política das Portas Abertas, definida pelo poder dado ao colaborador para se pronunciar sobre alguma falha ou sugestão de planos de administração e gestão, dando voz a quem trabalha. E é essa voz que vai promover à sua empresa, trazendo novos clientes, patrocinadores e renovando à imagem da companhia perante o público. As pessoas saberão em qual empresa deve confiar.