O Digaí cobriu o 1º Encontro de Comunicadores e Marketing Digital realizado pelo blog Design Culture, foram palestras de ótima qualidade, debates significantes, workshop e bate-papos com blogueiros(as) e vlogueiros(as). Confira como foi a parte da manhã:
A abertura do evento foi feita pela Mônica Gominho e pelo Fábio Zurc, ambos representantes da Comunicação Digital da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
Uma apresentação sobre como lhe dar com as mídias digitais no meio público. Foi mostrado como era o trabalho, a ideologia, atendimento, respostas e soluções para casos que os seguidores postavam. Não é fácil administrar uma comunicação onde o público é completamente variado. Vão de pessoas que entendem fácil até aquelas que pouca instrução, e cabe ao Social Media do órgão saber tratar devidamente com atenção cada situação. Até porque a maioria dos comentários sempre são de teor negativo quando se fala de órgão público. Tanto se pode ativar, como desarmar bombas que aparecem no caminho. Além de ser um trabalho de longo prazo porque a primeira atitude de um cidadão em relação à governo, prefeituras, gestão pública no geral, é sempre de “descer o pau”.
A má fama criada por eles faz com que a liberdade que temos nas redes sociais seja jorrada abertamente. Nossa vontade de falar os erros que sempre ficaram engasgados, agora é cuspido sem moderação. E por mais que eles – órgãos públicos – mostrem que estão fazendo a coisa certa, ainda terá gente que não irá concordar. Só a longo prazo – média de quatro anos – e com um trabalho sério e dedicado, para começar a criar uma mudança de hábito na população.
Tão logo depois foi à frente do auditório o palestrante Thiago Tenório – da Total Métrica. Foi uma apresentação muito dinâmica, descontraída, notável e esborrando conteúdo. Ele falou basicamente sobre Gestão de Marcas em Mídias Digitais, mas de forma conceituada e exemplificada. O comportamento das marcas com seus clientes, a quebra do “muro de Berlim” entre “Empresa | Consumidor”.
O maior medo que uma empresa tem é falar com seu consumidor, medo de não agradar e perder a fidelidade. Ou pior, quando somos atingidos viramos um enxame de engajamento negativo, replicamos e atraímos defensores de nossa ideia.
E como se aproximar do cliente sem dar margem para uma negação? Simples, sendo mais humano e menos robô. Cliente gosta de ser tratado com/como humano. Falar com alguém que o ouça, interaja e resolva sua necessidade. Assim, cria-se a imagem mais natural, mais palpável da marca, ela toma vida e surge um avatar (um mediador entre a empresa – venda – consumidor).
Dando continuidade às palestra a voz da vez ficou por conta da Fátima Silana, com o tema: O poder do consumidor nas Mídias Digitais.
Ela trouxe vários exemplos, e cases que aconteceram. A interação entre Marca e Cliente, a capacidade da monitoração. O Social Media responsável por monitorar deve estar sempre ligado à possíveis oportunidades que podem gerar futuras fidelidade.
Tudo que uma empresa mais deseja hoje é ser amiga do seu cliente. Acabou-se aquela linha de pensamento reto onde “está aqui meu produto, vendi, não quero mais saber de você”. Hoje queremos ser ouvidos, queremos interação, e quando as empresas erram… Têm que reconhecer o erro e pedir desculpas, se possível tentar agradar o cliente de alguma forma. Porque você não só reconquista o consumidor, mas os outro que veem se sentem mais seguros, pois, como qualquer um é passivo de erro, as empresas são e estão lá pra corrigir, sem deixar no vácuo ou ignorar.
Por fim veio o debate com agências e empresas. Falou-se do Marketing Digital em geral, falou-se um pouco de EmailMarketing, que é um dos mecanismo que mais vende no meio digital. Infoprodutos é um exemplo altamente lucrativo. Além de experiências dos participantes e dúvidas esclarecidas levantadas pela plateia. Infelizmente o tempo foi algo que deu uma pecada, e acabou encurtando.
No geral o evento foi muito bom, produtivo e carregado de conteúdo. Ainda houve a parte da tarde que virá em outro post.
Parabéns ao Desing Culture pelo evento!