Nesta terça (12), o Twitter anunciou que irá implementar timeline personalizável para seus usuários. A novidade permitirá que os tweets sejam organizados e exibidos por tema de interesse.
“As timelines costumizáveis são um tipo totalmente diferente de timeline, é uma que você mesmo cria”, explicou Brian Ellis, gerente de produto do Twitter no blog da empresa. “Você dá nome a ela e escolhe que tweets você quer adicionar a ela manualmente ou de forma programada pelo nosso API. Isso significa que, quando uma conversa sobre um tema ou evento bombar no Twitter, você terá a oportunidade de criar uma timeline que destaque aqueles que você acredita ser os tuites mais importantes sobre o tema”. Completou Ellis.
O Twitter explicou que essas timelines serão públicas e terão endereço próprio no Twitter.com, tornando-as fácil de compartilhar. Essas timelines farão parte do kit de ferramentas do Twitter para sites então, será bem simples acrescentar uma caixinha do Twitter rodando apenas notícias sobre um tema específico em qualquer página.
O objetivo do Twitter é estimular os usuários a fazer o que já fazemos tão bem: usar o microblog para falar do que está acontecendo no momento (seja um programa de TV ou um protesto político) e trocar ideais com outros que estejam tuitando sobre o mesmo assunto, tudo em tempo real.
Por enquanto, explica o Twitter, as timelines personalizáveis podem ser criadas diretamente pelo TweetDeck e essa funcionalidade está sendo extendida aos poucos para os usuários. Mais informações estão disponíveis no blog do TweetDeck.
Eu adorei a novidade. Sempre que eu ia acompanhar um grande evento, como a entrega do Oscar, por exemplo, eu utilizava o Tagboard , uma ferramenta agregadora de hashtags para ver o que o mundo estava falando nas redes sociais sobre aquele assunto. Agora, vai ser bem interessante poder fazer algo parecido no próprio Twitter, que é a ferramenta ideal para este tipo de ação.
A possibilidade de ter uma timeline exclusiva para acompanhar certo tipo de notícia também me parece bem legal. Além de ser algo bem interessante para ser ter, por exemplo, em sites de empresas ou artistas. Um time de futebol vai poder ter em sua página, uma caixinha do Twitter só com notícias do clube. Uma companhia de construção civil, por exemplo, poderá ter uma timeline no site exclusivamente com tuites deste setor.
Eu brinquei de fazer uma timeline personalizada sobre o Hobbit e gostei da brincadeira.
Em 2011, quando o Twitter comprou o TweetDeck por 40 milhões de dólares (quantia não confirmada), fiquei animada para ver funções da ferramenta agregadas ao microblog, mas isso ainda não aconteceu. Mas as timelines constumizadas certamente são uma boa novidade.
Veja o anúncio completo aqui.