Pela primeira vez desde o seu lançamento (2010), o Facebook mudou o botão curtir. Antes da mudança, o famoso botão curtir continha o símbolo da mão com o polegar para cima (aquele velho gesto que, após o Facebook, passou a ser conhecido como “curtir) e o nome curtir. Algumas versões – que não são poucas – utilizam apenas o símbolo, tamanha a popularidade que ele ganhou.
Com as mudanças, o botão de curtir perde a sua principal identidade: o símbolo. Mas o botão de like não foi o único a mudar. O Facebook reformulou também o botão de compartilhamento (o share). Ambos incluem um ícone com o “F” do Facebook (o mesmo F do logo).
Outra novidade é o botão Like and Share. A junção destes dois botões em um “único” promete aumentar o tráfego do seu site. Eles até colocam um exemplo da utilização deste novo botão.
Segundo o blog oficial do Facebook, o novos botões já mostram um aumento do número de curtidas e compartilhamento apenas com esta “pequena” mudança no design. Será?
Os novos botões estarão disponíveis para todos nas próximas semanas. Caso você utilize os botões em seu site, eles serão atualizados automaticamente.
Como estas mudanças serão recebidas? É aguardar para ver. Eu particularmente acredito ser delicado retirar um símbolo que se tornou tão forte na mente dos consumidores, mas, por outro lado, acho positiva a utilização do logo do Facebook. Será que demoraremos a nos acostumar?
O que você achou dos novos botões do Facebook? Conta para gente!