Na última semana, o Facebook fez uma atualização em sua plataforma, aparentemente pequena, porém de grande utilidade, oferecendo maior interação entre os usuários de forma simplificada. Se você ainda não percebeu, agora é possível “reagir” aos comentários, pois é, as famosas reações: Amei, Haha, Uau, Triste e Grr, estão por toda parte.
Certo, mas como isso pode ser pertinente para seu negócio? Vamos lá, com as reações, os usuários tendem a expressar mais seus sentimentos, por conta da facilidade, mas acabam comentando menos, sendo assim a análise de seus clientes tende a se tornar quantitativa. O que não descarta uma análise qualitativa, pois o mercado deve e irá adaptar-se.
De início será difícil identificar o real significado das reações de seus clientes. Daí você se pergunta: Ué, mas, o Facebook já não mostra o significado de cada uma delas? Sim, mostra, entretanto nem tudo é o que parece ser. Quer dizer que você nunca usou um “Haha” que representa “risos, engraçado”, com um sentido irônico, por exemplo numa situação de ciúmes ou deboche, e isso vale para todas as reações.
Mas calma, outros sentidos não anulam o real, com o tempo os clientes se adaptarão e o mercado também, dessa forma novas maneiras de estudar seu público surgirão por meio das reações, fique atento, aprenda, interaja e pergunte.
Para exemplificar como isso pode funcionar na prática, vamos imaginar uma situação hipotética. Dia das mães está chegando, nada mais conveniente do que uma promoção para presentear as mulheres mais especiais das nossas vidas.
Vamos imaginar uma promoção: “faça um comentário demonstrando todo o seu amor pela sua mãe na publicação da empresa X, o dono do comentário que conseguir mais reações positivas até a sexta-feira que precede o Dia das Mães, irá ganhar determinado produto para presentear a sua mãe”.
Reações positivas? E como irei saber quais reações são positivas? Você mesmo irá delimitar, o que pode se tornar uma ótima oportunidade de acostumar seu público com os significados, por exemplo:
Após diversas interações (Não só promoções, como no exemplo citado acima) você entenderá melhor seus clientes e eles também vão entender melhor você.
E aí, amigo, o que achou da nova atualização nos comentários do Facebook? Conte pra gente.