O Ibope Media registou, no segundo trimestre deste ano, mais de 105 milhões de brasileiros conectados à internet em qualquer ambiente (domicílio, trabalho, lan houses, escolas, locais públicos e outras localidades), número 3% maior que os 102,3 milhões de internautas do primeiro semestre. Em relação aos dois últimos anos, o número de pessoas com acesso em casa passou de 57,9 milhões, em 2011, para 76,6 milhões, em 2013 – aumento de 32%.
Em contrapartida, o tempo de uso do computador na residência ou no trabalho caiu 4,8% em abril, maio e junho em comparação com janeiro, fevereiro e março de 2013. Os brasileiros passavam uma média mensal de 57 horas no segundo semestre, contra 60 horas no semestre anterior. O relatório do Ibope Media ainda apontou um crescimento de 1,8% na quantidade de usuários ativos em casa ou no trabalho entre os meses de julho e agosto deste ano (56,2 milhões para 57,2 milhões).
Há poucos dias, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2012, que registrou 82,9 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 10 anos que possuem acesso à internet no Brasil, ou seja, 49,2% da população. Isso representa um aumento de 5,3 milhões em comparação com o resultado do Pnad 2011, quando éramos 77,6 milhões (46,5% da população). Proporcionalmente ao número de habitantes, a região Centro-Oeste lidera com 54,9%. Já no Nordeste, último colocado, apenas 36,4% dos moradores entraram em contato com a web no período do levantamento. Ao final deste artigo é possível visualizar os dados, comparativamente com 2011, através de um infográfico.
Nota-se, portanto, que a cada ano cresce o volume de internautas no Brasil. Isso significa que também se elevam as chances de efetivar bons negócios pela internet. Mas para conseguir se diferenciar nesse mercado, os profissionais precisam se preparar e pensar em estratégias e táticas realmente vencedoras, como as que são ensinadas no site Fórmula de Lançamento. Confira as dicas e veja como fazer, de fato, um Marketing Digital que traz um resultado eficaz.