Mais do que 11 dicas para usar o Pinterest de forma eficaz
O apelo visual no âmbito do marketing digital é cada vez mais importante e o Pinterest atende a este requisito melhor do que qualquer outra mídia social. O Facebook e Twitter, por exemplo, centram-se no relacionamento entre as pessoas que compartilham conteúdo entre si.
O Pinterest é uma mídia social baseada em pessoas que se reúnem em torno de temas de interesse. O conteúdo é apresentado de uma maneira quase que puramente visual. O Pinterest também apresenta melhores resultados de tráfego do que redes sociais como Twitter, Linkedin, Google+ e Youtube, de acordo com relatórios referentes a este mercado nos Estados Unidos. Inclusive, o resultado em vendas é o dobro do que o obtido através do Facebook.
Esta realidade pode até não ser a do Brasil, mas com certeza é questão de tempo – e tem tudo para crescer.
Tendo em mente a importância da utilização do Pinterest como ferramenta de marketing digital para as empresas de comércio eletrônico que citei em um outro artigo, apresento 11 dicas + 1 Bônus (que quase ningém está utilizando ainda e que você nem sabia disso) para resultados mais eficazes no seu e-commerce.
Este artigo vai mostrar para você:
– Como criar uma conta empresarial para o seu e-commerce no Pinterest;
– Dicas para uma utilização eficaz do Pinterest;
– Exemplos e idéias de empresas que estão fazendo sua tarefa de casa.
Confira:
1. Configurar uma conta empresarial
Para criar uma conta empresarial você deve acessar o seguinte link: http://business.pinterest.com/
Caso você já tenha uma conta referente ao seu negócio mas no modo pessoal, é possível converter clicando no link que aparece na mesma página acima (Converte here) ou pode clicar aqui mesmo para ir a um formulário: https://www.pinterest.com/business/convert/
Daí você preenche o formulário com informações sobre seu negócio e concorda com os termos. Em seguida, é aconselhável que faça a verificação do seu site para demonstrar aos usuários do Pinterest que seu site é uma fonte confiável.
2. Use imagens atraentes e de alta qualidade
Tanto para usar no seu perfil quanto nas imagens que você irá publicar devem ser de qualidade.
No perfil utilize um logotipo que ajude as pessoas a reconhecerem facilmente o seu negócio. Esta imagem deve ser redimensionada para 160 x 165 pixels e inclua uma breve descrição com os seus intereses.
As imagens que você irá publicar para o seu negócio deverão inspirar os usuários e, provavelmente seus consumidores. Para que isto aconteça, imagens de alta qualidade irão motivar mais facilmente o compartilhamento, chamado no Pinterest como “repin” sendo pedido como “pin it”.
3. Crie e organize Painéis
Crie uma variedade de quadros que mostram a personalidade e desejos da sua marca e crie pins suficientes para fazer com que cada quadro seja percebido substancialmente. O próprio Pinterest sugere que antes de começar a pinar, você considere os desejos e preocupações dos usuários e adeque sua estratégia em função deles, embora não seja adequado a todas as situações. O melhor é que seja criativo e inspire as pessoas.
4. Não fale somente de seus produtos
Isto já é quase que uma regra para todas as redes sociais. E não seria diferente no Pinterest. Então, uma boa dica até mesmo do próprio Pinterest, é criar quadros com sentimentos, desejos, conselhos, aspirações, cores, idéias, lugares ou estados de espírito que estão associados com a sua marca.
A designer Jennifer Chong, por exemplo, apresenta painéis de diferentes assuntos, mas que são relevantes para ela. O mesmo pode ser feito para as marcas.
5. Adicione um botão de “pin it” na página de descrição do produto
Na página de descrição dos seus produtos, adicione o botão “pint it” ou um widget que permita esta espécie de compartilhamento.
Na seção de desenvolvedor do Pinterest, você pode selecionar dentre 5 modelos de botões a serem utilizados no seu e-commerce. Aí o código HTML é gerado e você pode inclui no seu site.
6. Envolva os visitantes do seu e-commerce com o seu painél do Pinterest
Alguns sites de comércio eletrônico gringos como o da West Elm de decoração e da Nordstrom de moda, compartilha seus “pins” mais populares com os seus clientes.
West Elm
Nordstrom
7. Inclua pins nos produtos
Após criar quadros com seus produtos, você deve adicionar um “pin” neles e inserir informações de preço, disponibilidade e onde comprar (link para o produto no seu site). Este é um recurso recente do Pinterest chamado de “Rich Pins”. O blog oficial do Pinterest explica melhor este recurso.
Este recurso oferece inúmeras vantagens como:
– Obtém maiores taxas de cliques do que os “pins” regulares;
– Torna sua marca mais visível porque o seu logo tipo está exibido no “pin”;
– São mais propensos a aparecerem em uma categoria de feed, como moda ou presentes para os homens;
– Inclui informações atualizadas automaticamente como variações de preço.
Mas para isto será necessário conhecimentos de programação e é aconselhável que você fale com um profissional.
8. Pinterest tem um Analytics
Você pode mensurar e saber o que está funcionando através do Pinterest Analytics. Você pode saber quais pins geram mais tráfego para o seu e-commerce, em que quadro seus conteúdos aparecem e toda a interação de seus pins com o seu público.
O pinterest oferece também um vídeo explicativo do seu Analytics:
Pinterest Web Analytics Walkthrough from Pinterest on Vimeo.
9. Compartilhe sua conta do Pinterest
Comunique sua conta do Pinterest com todos, inclusive nas suas newsletters, outras redes sociais, página dos produtos e na página principal do seu site.
10. Facilite sua vida
Adicione o bookmarklet ao seu navegador. Ela é uma ferramenta que permite você compartilhar coisas que você acha interessante durante sua navegação, de forma mais rápida. Isto facilitará seu trabalho, evita a procrastinação, tornando sua página do Pinterest mais ativa. O que resulta numa maior base de seguidores pela sua relevância e presença ativa.
11. Presença Ativa
Por falar de presença ativa, é muito importante levar em consideração os comentários dos seus seguidores. O ideal é que responda a qualquer dúvida e interaja sempre que necessário. Não só nos seus pins, mas nos pins de outras pessoas que compartilham dos mesmos interesses que os seus.
12. Bônus: Utilize o Aplicativos para o Facebook
Para não perder todo o engajamento que sua marca já tem com seus fans no Facebook, você pode colocar o aplicativo do Pinterest na aba de sua página. Nela, os seus fans podem “pinar” sobre as suas fotos diretamente do Facebook.
E não só todas as imagens que você postar no Facebook poderão vir acompanhadas do botão de compartilhamento do Pinterest, como os exemplos a seguir:
Na timeline
No aplicativo da fan page
Mas para que isto aconteça, seus fans precisam ter instalado uma extensão do Google Chrome que permite a visualização do botão, como a do http://www.pinbookapp.com/. Aí eles irão ver o botão de compartilhamento em todas as imagens que você postar na sua timeline do Facebook. Este link leva para a página da Chrome Store e lá tem um vídeo do aplicativo que explica como funciona.
O lado ruim é que este recurso ainda parece não funcionar perfeitamente. Mas fiquemos de olho que já já deve estar funcionando como deve ser e uma revolução acontecerá. Inclusive quando todos tiverem com este aplicativo instalado.
Bem, estas foram 12 dicas para utilizar bem todo o potencial que o Pinterest pode proporcionar ao seu e-commerce. O melhor de tudo é que ainda não está sendo praticado por grande parte, mas grande parte mesmo dos lojistas virtuais do Brasil. E assim você sairá na frente de seus concorrentes.
Desejo um grande Sucesso no seu e-commerce com o Pinterest!
Este artigo foi inspirado no artigo de Paul Chaney, do Pratical Ecommerce e adaptado com base em diversos outros estudos.