O caso é antigo, mas a repercussão é atual. Estamos na era das redes sociais e tudo que acontece contra alguma marca famosa gera possíveis crises. Pois bem, a bola da vez é a toda poderosa Coca-Cola.
No ano 2000 o Sr. Wilson Batista Rezende afirma ter ingerido o refrigerante que estaria contaminado com pedaços de um rato. A TV Record fez uma reportagem sobre o caso cerca de dez dias atrás ressuscitando toda uma discussão sobre o uso do xarope. Não há diferença da notícia dada naquela época pra nossa, o relojoeiro continua na mesma situação (na verdade até pior), porém há um detalhe que muda tudo hoje: As redes sociais.
Essa “pandemia social” transformou-se em nosso porta-voz. Antes comentávamos apenas com os mais próximos, hoje falamos pra todos e todos replicam. Somos mais ativos, nos expressamos mais, criamos repercussão. Esse tipo de liberdade é importante e os consumidores estão diferentes, mais questionadores e menos confiantes nas marcas.
Pois bem, o caso do rato encontrado na Coca-cola obviamente caiu nas redes e gerou uma série de discussões. A repercussão foi tanta que a indestrutível Coca-cola teve que se pronunciar a respeito do assunto – e claro desconhece todo ocorrido. Leia o comunicado oficial:
“Todos os nossos produtos são seguros e os ingredientes utilizados são aprovados pelos órgãos regulatórios, em um histórico de 127 anos de compromisso e respeito com os consumidores.
Os nossos processos de fabricação e rígidos protocolos de controle de qualidade e higiene tornam impossível que um roedor entre em uma garrafa em nossas instalações fabris.
Lamentamos o estado de saúde do consumidor, mas reiteramos que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o seu estado de saúde.”
A Coca-Cola Brasil tem em sua página oficial no Facebook mais de 72 milhões de fãs e com certeza essa notícia daria um crise para imagem da mesma. É tanto que o Comunicado Oficial já vai em mais de 12mil curtidas e cerca de 11mil compartilhamentos, porém com praticamente 9mil comentários de um engajamento negativo. Alguns defendem a marca, mas a maioria condena não só a empresa, como também o comunicado e atitude. E é claro que há uma equipe qualificada de Social Media por trás para gerenciar esses tipos de estopins.
Só que, se caiu nas redes… Ah, meu amigo(a) com certeza terá alguém fazendo algum tipo de piadinha. E a criatividade vai longe, muito mesmo, e quando menos esperamos vira meme. Pois, não perderam tempo e já começaram a surgir várias montagens superdivertidas, dá só uma olhada:
(Particularmente a melhor até agora. O atacante do Santa Cruz, “Flávio Caça-Rato”, como novo contratado da Coca-Cola)
E você, viu mais alguma diferente por aí?