Que as buscas são importantes ninguém duvida. Apesar disso, a melhor estratégia para utilizá-las nem sempre está clara. Vez ou outra ouço perguntas como:
– Em que consiste e o que pode ser feito no marketing de busca (SEM – search engine marketing)?
– Qual a diferença entre SEM e SEO?
– O que devo utilizar no meu caso, SEO ou links patrocinados? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
– Como faço para aprender SEM?
Para responder essas e outras perguntas, resolvi fazer um infográfico abordando Marketing de Busca (SEM) e suas duas abordagens: busca orgânica/SEO e links patrocinados (PPC)!
Confira já e se quiser baixá-lo em PDF com alta resolução, basta clicar aqui ou sobre o infográfico abaixo!
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O Marketing de Busca (SEM – Search Engine Marketing) consiste em maximizar os resultados de comunicação a partir de buscadores. Possui duas áreas: busca orgânica e links patrocinados. A imagem a seguir apresenta uma página de resultados do Google. A área azul representa os links patrocinados e a área laranja representa os resultados da busca orgânica.
Busca Orgânica/SEO x Links Patrocinados (PPC)
Busca Orgânica é a parte do Marketing de Busca em que não pagamos por anúncios. Para obter melhores resultados, são utilizadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca).
Links Patrocinados (PPC), por outro lado, são a parte do Marketing de Busca em que compramos visibilidade através de anúncios, geralmente por pagos por clique (PPC). O nome do sistema varia de acordo com o buscador: Google Adwords, Bing Ads, por exemplo.
A tabela a seguir apresenta um comparativo entre as duas abordagens:
SEM no Brasil em 2012
O gráfico a seguir ilustra a participação dos buscadores no Brasil, no ano de 2012. Como pode ser observado, o Google lidera fortemente o mercado de busca nacional, com 84,43%, seguido pelo Bing (8,19%) e Yahoo (1,19%). Os outros buscadores possuem 6,19%.
O gráfico a seguir mostra os termos mais procurados no Google no Brasil de janeiro a dezembro de 2012: Face, BBB12, Ask, Avenida Brasil, Zerg Rush, Eleições 2012, Transformice, ENEM e TRE.
Números do Marketing de Busca
– Busca é a 2ª atividade mais popular da Internet e 82,6% dos internautas a utilizam
– O Google tem mais de 1 milhão de servidores e consome 0,013% da energia elétrica mundial
O gráfico abaixo apresenta a evolução no número de páginas indexadas e no volume de buscas do Google entre 2008 e 2012.
Processo de SEO
As atividades de SEO passam por um processo de 6 etapas:
– Pesquisa (análise de cenário e definição de palavras-chave);
– Diagnóstico (análise do ranking e dos aspectos on-page e off-page do site);
– Estratégias (definição de estratégias on-page e off-page);
– Implementação on-page (acessibilidade, arquitetura de informação, marcação e conteúdo);
– Implementação off-page (conteúdo e link building);
– Resultados (mensuração dos resultados para otimização do processo).
Os aspectos on-page dizem respeito à página em si (conteúdo, codificação, etc.), enquanto os aspectos off-page dizem respeito a elementos externos (ex.: links e compartilhamentos em redes sociais).
O processo é cíclico, conforme observado na imagem abaixo:
Critérios de ranking do Google
O Google possui centenas de critérios para definir quais páginas são mais adequadas para cada consulta. Para evitar manipulação dos resultados, o algoritmo utilizado é secreto. Para que a atividade de SEO possa existir, são realizadas pesquisas com profissionais especializados em SEO. Eles informam a importância de cada critério segundo sua experiência própria e os responsáveis pela pesquisa sumarizam os resultados. Estes servem de guia para o mercado, que passa a conhecer o peso estimado de cada aspecto. Vale ressaltar que o algoritmo do Google é dinâmico e sofre várias mudanças por ano.
Os critérios em ordem de importância com seu respectivo percentual de influência para o posicionamento são os seguintes:
1) Quantidade e qualidade de links para o domínio – 20,94%
2) Quantidade e qualidade de links para a página – 19,15%
3) Relação entre conteúdo e palavras-chave em nível de página – 14,94%
4) Comprimento, legibilidade, unicidade e velocidade de carga do conteúdo – 9,8%
5) Força da marca – 8,59% 6) Métricas de usuários, uso, tráfego e busca – 8,06%
7) Métricas sociais – 7,24%
8) Uso de palavras-chave no domínio – 6,98%
9) Aspectos do domínio sem relação com palavras-chave – 5,21%
Quais as responsabilidades de um profissional de SEO?
A atividade de SEO é multidisciplinar e envolve competências ligadas a áreas diversas, como design, programação e conteúdo. Essas são algumas das responsabilidades envolvidas no trabalho de SEO:
– Acessibilidade do site
– Estratégia de conteúdo
– Link building
– Busca e definição de palavras-chave
– Busca vertical
– Promoção em mídias sociais
– Acompanhamento de reputação
– Novos protocolos de busca
– Otimização de busca local
– Gestão de comunidades
– Criação de conteúdo
Taxa de clique (CTR) por posição
Quanto mais acima na página de resultados de busca uma página estiver, maior a taxa de cliques (CTR – Click Through Rate) dela. A tabela abaixo apresenta o CTR referente a cada posição:
Desse modo, supondo que determinada consulta seja realizada 1000 vezes, cada página receberá o seguinte número de visitas:
1ª página – 364
2ª página – 125
3ª página – 95
4ª página – 79
5ª página – 61
6ª página – 41
7ª página – 38
8ª página – 35
9ª página – 30
10ª página – 22
Isso totaliza 890 cliques nos resultados da primeira página do Google. Os outros 110 distribuem-se nas páginas seguintes da busca.
Links Patrocinados (PPC)
A gestão de Links Patrocinados passa por um processo de 6 etapas:
– Estudo de cenário (análise do projeto, objetivos e estratégias);
– Definição dos elementos dos anúncios (definição de palavras-chave, geografia, orçamento, etc.);
– Criação dos anúncios (definição dos títulos, textos e URLs);
– Início da campanha (liberação da veiculação dos anúncios);
– Mensuração (verificação das métricas e resultados);
– Otimização (mudanças nos anúncios para melhores resultados).
O processo é cíclico, conforme observado na imagem abaixo:
Livros sobre SEM, SEO e PPC
Para saber mais sobre SEO e PPC, recomendo os seguintes livros:
– A Arte de SEO (Eric Enge, Stephan Spender, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola)
– Inbound Marketing and SEO: Insights from the Moz Blog (Rand Fishkin e Thomas Hogenhaven) – em inglês
– Guerreiro SEO (John I. Jerboir)
– SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca (Martha Gabriel)
– Ultimate Guide to Google Adwords (Perry Marshall e Bryan Todd) – em inglês
Perfils no Twitter sobre SEM, SEO e PPC
Para estar sempre por dentro das novidades relacionadas a SEO e PPC, recomendo os seguintes perfis no Twitter:
– Agência Mestre (@agenciamestre) – empresa que oferece serviços, ferramentas e possui um ótimo blog sobre SEO
– Search Engine Land (@sengineland) – canal de notícias sobre SEO e PPC (em inglês)
– Fabio Ricotta (@fabioricotta) – co-fundador da Mestre e uma das maiores referências do Brasil sobre SEO
– Rand Fishkin (@randfish) – CEO do Moz e uma das maiores referências internacionais sobre SEO (em inglês)
– Google Adwords BR (@GoogleAdwordsBR) – canal oficial do Google Adwords no Brasil
– Moz (@moz) – plataforma que oferece uma suíte de ferramentas e uma grande base de conhecimento sobre SEO (em inglês)
Referências
Essas foram as referências utilizadas para construir esse infográfico:
http://www.optify.net/wp-content/uploads/2011/04/Changing-Face-oof-SERPS-Organic-CTR.pdf
http://moz.com/blog/weighting-the-clusters-of-ranking-factors-in-google-analytics-whiteboard-friday
http://arnfinno.wordpress.com/2013/02/16/googles-energy-consumption/
http://www.google.com/zeitgeist/2012/#brazil/searches http://www.secundados.com.br
E-book Grátis
Para baixar o e-book grátis “16 erros que impedem seu site de estar na primeira página do Google“, clique na figura abaixo:
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