Quem imaginava que um dia na doutrina católica haveria um Papa tuiteiro? Pois é, o pontífice Jorge Mario Bergoglio não é só humilde, simpático, atencioso, humano, dono de um carisma irrefutável e capaz de transmitir uma energia pacífica como nenhum outro. Até para aquelas pessoas que não são católicas, reconhecem e reverenciam o chefe de estado do Vaticano, o Papa Francisco. Além de sempre estar de bom humor mesmo quando questionamos por ele ser Argentino, o mesmo respondeu: “Deus já é brasileiro, deixem pelo menos o Papa ser Argentino”, brincou.
.
E diante de tantas virtudes, destaque para uma inovadora; A de tuitar! Desde que assumiu o posto papal já foram mais de 110 tweets, com mensagens espirituais, de apoio, agradecimento, reflexivas e bíblicas. Mas se você pensa que todos tuítes são em latim, eis mais uma grande qualidade do Pontífice, ele tem contas no Twitter para cada língua que fala. É isso mesmo, há uma em italiano, inglês, francês, português e, claro, o espanhol. E não há discrepância na quantidade de tuitadas, ou seja, o que ele posta em um, todos os outros também recebem o mesmo texto.
Se você pensa que acabou, engana-se. Agora é que vem a melhor parte, praticamente uma aula de engajamento. A conta do Papa Francisco no Twitter é a mais retuitada do mundo, segundo pesquisa Twiplomacy. Os dados apontam que a cada tuíte em sua conta em espanhol, o Papa recebe 11.116 retuítes. Na conta em inglês, o número cai para 8.219. Ou seja, pecam aqueles que acham a quantidade de seguidores ser o mais importante, onde na verdade o “retuíte” é a grande benção. Mais uma vez o conteúdo de um tuíte é o que promove o engajamento. E ainda ratificado “Dessa forma, aumenta incrivelmente o número das pessoas que recebem as mensagens do Papa”, afirmou Mons. Paul Tighe, secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais.
.
O Papa quando entrou para a rede social, não foi pra ser moderninho, mas para atingir aqueles jovens que vivem nesse meio. “Não há como ir contra a tendência, temos que nos adaptar, adequar às situações de cada época”, disse o Papa (não com essas palavras, mas nesse sentido).
E viva a benção online 😀