O Facebook divulgou o lançamento de mais uma função para facilitar a viralização das postagens de seus usuários, o “Embed Post”. Esse recurso já é bem conhecido para maioria das pessoas que usam outras Redes Sociais, como o Youtube e o Twitter, por exemplo.
Com a possibilidade de incorporar publicações do Facebook em blogs e sites HTML, as pessoas ainda poderão incluir fotos, vídeos e hashtags – e o mais legal, poderão curtir e compartilhar diretamente destes sites.
A implantação deste recurso faz parte da estratégia de maximizar o alcance das publicações dos usuários, aumentando a média de comentários e curtições em cada post. Isso porque, para usar o “Embed Post” a pessoa precisa permitir que a sua publicação fique em modo público.
Esta é uma ação que o Facebook tenta incentivar, já que uma pesquisa do ConsumerReports, de 2012, apontou que 72% dos americanos publicavam de forma privada ou restrita para pequenos públicos, e isso não é interessante para os anunciantes. Foi com este mesmo conceito que Zuckerberg lançou em junho a tão aguardada hashtag, para tornar, entre outras coisas, as conversas mais públicas e os assuntos do momento, como grandes eventos esportivos, mais fáceis de serem encontrados.
Aumentar os canais onde os usuários podem comentar durante eventos ao vivo é a grande sacada do Facebook, porque hoje, quem faz isso muito bem é o Twitter e ele tem abocanhado boa parte do mercado publicitário durante eventos como Super Bowl e o Oscar.