Hoje, com pouco mais de 130 milhões de usuários ativos, é quase certo que em todo smartphone – Android ou iOS, pois para o Windows Phone não há uma previsão de chegada – um dos Top 5 aplicativos obrigatórios é o Instagram. O porquê desse vicio, não há uma pesquisa científica de fato, mas com certeza dois argumentos podemos citar; Seus filtros tornam as fotos mais interessantes com os toques Vintages, e a fácil sincronização com suas outras contas nas plataformas como Facebook, Twitter e Foursquare.

 
De olho nesses números e sabendo que foto é um dos maiores, se não o maior tipo de post que traz engajamento, algumas empresas começaram a bolar estratégias de marketing digital utilizando essa rede. Seu público é carregado por jovens e adultos plugados, que gostam de fotografia e usem internet mobile. Parte dele feminino, porém com grande crescente na audiência do masculino.

 
Mas o que fazer?

 

Toda campanha que utilize redes sociais terá sempre duas vias, a ida da informação e o feedback rápido do consumidor, que muitas vezes é necessário a contratação de um bom Social Media para mediar possíveis crises.

 

Pois bem, uma das dicas de utilização do Instagram para sua empresa é o exemplo do restaurante O Poeta, no Recife Antigo. Ele resolveu criar uma campanha com a hashtag #MenuOPoeta, onde o cliente tiraria uma foto de seu prato e daria um nome. A foto com mais curtida daria ao “Chef” uma semana de almoço grátis no estabelecimento.

 

Foto1

Outro bom exemplo de utilização da rede foi a interação que o site Foto Registro fez. Existem vários sites que imprimem suas fotos e criam lembranças como calendário, agendas… Etc. Até aí nada de novo, mas e se você pudesse usar as suas fotos diretamente do seu Instagram para criar essas lembranças? Pois é, foi a sacada que a empresa teve. Após escolher o modelo de presente, você dá um nome ao seu projeto, escolhe tema Instapix, e adiciona as fotos diretamente de sua conta no Instagram.

Foto2

Outra forma mais simples de interação é a divulgação de fotos com seus produtos ou serviços.

Bom, é uma ferramenta de marketing digital que ainda engatinha no Brasil, mas que sua tendência é ser o novo canal de comunicação com o consumidor. Você conhece algum case de uso do Instagram como ferramenta de Marketing Digital? Conta para a gente!

Posts Relacionados