Confesso que fiquei surpreso com a resposta, por isso resolvi escrever este artigo. De acordo com pesquisa realizada pela e.Bricks, em parceria com a m.Sense, que tinha como objetivo analisar as características de consumo on-line de moda e acessórios, os homens gastam mais do que as mulheres quando se trata de compra de roupas através do e-commerce. O ticket médio dos internautas do sexo masculino é de R$ 163, enquanto o do sexo feminino é de R$ 148.
O estudo – por sinal, bastante interessante – revela, por outro lado, que 73% das mulheres compram ao menos duas vezes por ano em lojas virtuais, contra 65% dos homens. E entre as internautas, aquelas que se consideram compradoras compulsivas são 8%, percentual bem maior do que o 1% do sexo oposto. De um modo geral, eles se descreveram mais econômicos e racionais diante do e-commerce, enquanto elas são mais moderadas nas compras pela internet.
ELETRÔNICOS E INFORMÁTICA
Embora a pesquisa tivesse como objetivo identificar os hábitos de consumo de roupas e acessórios, foram apontados também os segmentos de maior aquisição no comércio eletrônico. Tanto entre os homens como entre as mulheres, a categoria Eletrônico/Informática liderou as respostas dos entrevistados. Porém, entre as compradoras, ficou mais evidente que elas também gostam de comprar livros/revistas, sapatos e bolsas, roupas, brinquedos e serviços relacionados à viagem. Já entre os compradores masculinos, o e-commerce tornou-se um meio ainda para adquirir produtos relacionados a games, esportes e automóveis.
Confira abaixo o resultado completo da pesquisa.