O Twitter foi a plataforma social que mais cresceu mundialmente, segundo o relatório Stream Social (também conhecido como GWI.8), feita pela Global Web Index. O Google + teve um aumento de aproximadamente 28% em usuários ativos, contra a rede social do Mark Zuckerberg que teve um aumento de 33%. Já o Twitter atingiu a marca de 40%, que significam 288 milhões de usuário ativos mensais (Ativos mensais = Usuário que postou pelo menos uma vez no mês).
Para termos uma noção do crescimento, a GWI.1 (Primeiro relatório da Global Web Index) apontou cerca de 35 milhões de usuários ativos mensais em 2009 para o Twitter, ou seja, isso equivale a um aumento de 714% para os dias de hoje.
O gráfico abaixo ilustra esses resultados.
(Q2 = Primeiro trimestre; Q4 = Segundo trimestre)
Este outro gráfico mostra o engajamento dos usuários ativos x contas criadas.
Hong Kong tem quase 100% das contas criadas sendo utilizadas. Já os Estados Unidos trazem 94% de engajamento. O Brasil por sua vez teve uma redução de usuários ativos em pouco mais de 10%.
Mas vale lembrar que os dados acima são de uma pesquisa em nível mundial, muitas vezes diferente da cultura brasileira.
Sim, mas e dados sobre nossa cultura no uso do Twitter têm? Tem, sim! O Scup, empresa de monitoramento social, revelou seu terceiro estudo sobre a plataforma, ilustrando o resultado através de um infográfico chamado de: Horários Nobres do Twitter. Foram tomados como base 49.241.048 milhões de tweets analisados no ano de 2012.
Esse tipo de conhecimento é vital para futuros planejamentos.
Bom, o segundo passo é saber o “porquê do resultado”! Ora, por que o horário das 21h é o mais tweetado? Por que os finais de semana têm menos movimento? O que leva a quarta-feira ser o dia do tweet? Por que o maior período de movimento é durante a noite, sendo a tarde praticamente no mesmo nível? Aquele que obtiver essas respostas, de forma empírica, pode sentar no “Trono de Ferro” e se considerar Rei no planejamento de marketing para o Twitter.
Mas convenhamos que isso não seja nada simples, pois, são infinitas as variáveis.
Sempre considerei o twitter uma “extensão do pensamento”, ou seja, aquilo que antes ficava só pra você, ou para aqueles que estivessem próximo, agora é jorrado para todos que te seguem (com direito à replicação no Facebook).
Algumas respostas têm possíveis explicações; Talvez, o horário nobre do Twitter seja às 21h devido à mania que o brasileiro tem em assistir Tv (aí se inclui jornais, novelas e o futebol desse horário) e comentar com os outros. Na verdade mesmo, a grande maioria dos twitteiros, no subconsciente, se acham jornalistas que publicam notícias em primeira mão, ou seja, muitos tweetam a mesma coisa ao mesmo tempo.
Outra possível resposta para o volume intenso de tweetadas serem no período da tarde/noite vem por conta dos portais de notícias (e os pseudos portais ). As notícias são processadas durante a manhã e divulgadas durante o resto do dia, e talvez aí já entre uma explicação do fato da manhã ser tão pacata.
Pois bem, somos pouco mais de 33 milhões de usuários e sem dúvidas que o mobile impulsiona esses números.