Para os lojistas virtuais, um dos aspectos importantes para conversão de vendas é o botão call-to-action. Ou melhor, a definição da sua cor. Este botão é aquele que vai chamar a atenção do usuário ou potencial consumidor, objetivando nele o clique.
Em encontros e palestras na área é comum ver pessoas falando nas cores que dão resultado e que acabam por influenciar na estratégia dos lojistas virtuais. O que é mais habitual ouvir é que o botão na cor verde estimula mais o clique devido à conotação desta cor com o a ação de seguir, ao contrário da cor vermelha, que conota parar. Já ouvi até um palestrante dizer que um participante de sua palestra, após o evento, alterou a cor do botão para o verde e isto resultou em 30% a sua taxa de conversão.
Porém, o botão em si não deve ser levado em conta separadamente, pois nem sempre a cor verde é a mais indicada. Analisando opiniões de vários profissionais na área, observei que muitos apresentaram preferências diferentes quanto a cor a ser utilizada. A cor do botão vai depender de todos os elementos visuais da página. Se a página apresenta muitos elementos verdes, o botão nesta mesma cor ficará sem seu devido destaque. Testes A/B foram feitos neste âmbito e viram que a cor vermelha teve mais resultados do que na cor verde.
E observei que a cor do botão não é mais importante do que outros. E que todos os seguintes elementos devem ser levados em conta como um todo: o seu tamanho, sua posição na página, o seu formato e a evidência da cor em relação aos outros elementos da página. Formatos criativos também podem gerar bons resultados, bem como as mensagens contidas nos botões podem influenciar no aumento de cliques.
Há quem defenda a cor do botão como sendo a verde – a melhor opção por experiência própria. Mas muito provavelmente que se o botão fosse pequeno, escondido e todos os elementos visuais da página estivessem na cor verde, o resultado seria outro.
O mais certo é que enxergar o todo é mais eficaz do que focar em um único aspecto.