Com tantas plataformas de mídia social disponíveis atualmente, fica difícil decidir qual fará parte da estratégia de marketing de uma empresa. Como decidir se optamos pelo grande Facebook ou por outros canais ainda pouco conhecidos?
Quando planejamos as estratégias de marketing digital da nossa empresa, devemos decidir quais serão os canais de mídias sociais que utilizaremos para gerar relacionamento, conteúdo e divulgação da marca. É neste momento do planejamento que muitas empresas escolhem o Facebook como o canal principal, simplesmente pelo fato do grande número de usuários da rede e pela familiaridade dos gestores com a plataforma. Mas será que o Facebook é o melhor caminho?
Quais são meus objetivos de marketing e comunicação?
Sempre quando falamos de objetivos de marketing, devemos ter em mente o que queremos que aconteça com o nosso negócio. Definir metas de venda, leads, clientes potenciais, crescimento da marca e presença de mercado são pontos que devem ser postos como objetivo. Além disso, sabendo como será a comunicação da empresa no ambiente digital é outro fator decisivo na hora de escolher os canais de mídias sociais.
Onde está o meu público-alvo?
Pode ser uma pergunta simples, mas a resposta pode mudar totalmente a ideia que você teve no começo de querer usar apenas o Facebook. Será que seus futuros clientes estão conectados em massa no Facebook ou são aqueles usuários que pouco entendem de informática e só sabem acessar o Google?
Pense como seu cliente e faça pesquisas em cada plataforma para ver qual é o perfil do usuário de cada uma. Ignore o senso comum de que seus clientes estão nas maiores plataformas e arrisque nas menos conhecidas – mas que são totalmente pertinentes ao seu negócio.
Entenda a sua marca e o que pensam dela
Escolher um canal de mídia social para sua estratégia de marketing também depende da sua marca, o que ela é e o que pensam dela. Cada mídia social foi criada para um tipo de comportamento digital específico, como por exemplo o Linkedin – uma rede focada na interação de empresas e empregados, onde os usuários compartilham conteúdos sérios e relevantes do mercado de trabalho, notícias e artigos sobre comportamento e principalmente vagas de emprego. Se a sua marca não ter relação com nenhum destes tópicos, será que vale a pena estar nela?
Conheça o seu posicionamento como a maneira que teus clientes te enxergam. Sua marca transmite felicidade, bom humor e adora um papo descontraído com o consumidor? O Twitter pode ser uma ótima escolha de canal.
Digaí, qual mídia social você escolheu para a estratégia de marketing digital? A sua marca está presente em algum canal pouco conhecido ou você optou pelo Facebook? Deixe seu comentário e acompanhe as novidades do blog em mídias sociais aqui no Digaí.