Quer aprender a criar um plano de marketing digital básico para a sua empresa?
Em minha experiência com pesquisa e trabalho na área de marketing digital tive acesso a vários livros, artigos e conteúdos que falavam sobre planejamento de marketing e de marketing digital. O problema era absorver o conteúdo e botar em prática.
Planejamento é uma das áreas mais importantes do marketing, sem ele não conseguimos definir objetivos, estratégias e nem mesmo sabemos como vamos acompanhar alguma ação. Agir sem planejar é perigoso, você pode estar gastando dinheiro e perdendo clientes potenciais. Sendo assim, os conteúdos relacionados a planejamento são mais complexos e um pouco difíceis de entender, mas tornam-se mais fáceis a medida que trabalhamos com eles.
O que quero te mostrar neste artigo é um modelo de plano de marketing digital para pequenas empresas básico e simples de entender, tudo o que eu adoraria ter acesso no começo da minha carreira. Como todo bom planejamento, vamos seguir uma estrutura básica e no decorrer do artigo falo um pouco sobre cada uma.
Estrutura de um Plano de Marketing Digital
– Objetivo de Comunicação
– Posicionamento
– Mercado
– Concorrência
– Público-Alvo
– Objetivo de Marketing
– Estratégia Principal
– Estratégias
– Insights do Planejamento
– Plano Tático
Objetivo de Comunicação
Comece o seu planejamento pensando no que a sua empresa quer comunicar no ambiente digital. Defina como vão ser as conversas com o público-alvo (sérias, engrçadas, descontraídas, simples) de acordo com a sua marca e o segmento em que ela está inserida. Não esqueça de deixar bem claro o que a sua empresa não pode deixar de falar – a informação mais importante do plano de marketing.
Qual será o meu Posicionamento?
Quem lembra das aulas de marketing não consegue esquecer do posicionamento: como eu gostaria de ser visto por meus clientes? Essa visão do planejador como a própria empresa é importante para definir de que maneira você quer ser visto pelo público de acordo com o seu objetivo de comunicação. É uma adaptação da visão, missão e valores da empresa!
Como está o Mercado?
As empresas do seu segmento estão atuando na internet? Quais são os objetivos destas empresas? Estude as ações que estão sendo executadas e a maneira que o público responde a tais ações. Nesta área do planejamento é importante pesquisar quantas pessoas estão procurando pelo serviço ou produto da sua empresa.
Quem são meus concorrentes?
Aproveite a pesquisa do tópico anterior e descubra quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Acompanhe o que eles fazem, como está a presença digital deles e se estão fazendo sucesso.
Quem é o meu público-alvo?
Toda empresa tem um público-alvo. Não vale responder que é geral. Mesmo que sua empresa seja uma grande loja de departamentos, que atenda todos os tipos de pessoas, é importante definir um segmento em potencial.
O plano de marketing digital não é diferente do plano de marketing tradicional. Você precisa conhecer o seu público-alvo, a diferença é que no digital é mais fácil. Saiba onde estão os seus clientes, quais redes sociais e sites eles mais acessam. Descubra quem são eles e quais são os seus interesses, muitas ferramentas mostram insights e dados de público-alvo.
Objetivo de Marketing
Depois de definir objetivos de comunicação, conhecer o mercado, concorrentes e público-alvo, chegou a hora de definir objetivo de marketing. O que você quer que aconteça com a sua marca?
É aqui que você vai dizer quais são as suas metas de venda, quantos leads quer conquistar e quantos clientes quer fidelizar. Aproveite para fazer uma análise SWOT e reconhecer suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. São dados e padrões de mercado que você precisa colocar no planejamento.
Estratégias Principais
Por que sua empresa está entrando na internet? Você quer vender? Ser encontrado? Ser conhecido? Conversar com clientes e resolver problemas? Defina sua estratégia principal antes de seguir adiante.
Estratégias
Depois de definir a estratégia principal, escreva aqui quais são estratégias base do seu planejamento. Por exemplo, se sua estratégia principal for vender, coloque como estratégia base a criação de um ecommerce ou promoção de vendas da loja física.
Se você quer apenas ser conhecido, defina uma estratégia de branding nas redes sociais ou anúncios otimizados para impressões!
Defina o seu Insight
Pense sempre nos seus objetivos e defina onde você quer chegar! Seu plano de marketing digital vai ter uma razão mais forte para ser colocado em prática se você reforçar neste tópico um resumo do que você quer passar.
Plano Tático
Quais canais e ações vou utilizar? Quais páginas digitais vou criar para minha empresa na internet? Em que redes sociais vou anunciar ou criar conteúdo para interagir com o meu público-alvo. Defina também quais serão as ações que você vai realizar para que seu cliente encontre a sua empresa, como links patrocinados ou ações no Foursquare, por exemplo.
Ficou alguma dúvida da estrutura do Plano de Marketing Digital para Pequenas Empresas? É claro que tem muito conteúdo para ser explorado dentro de cada tópico, mas espero que este artigo tenha sido útil pelo menos para que você tenha uma estrutura simples e fácil de ser utilizada para criar o plano de marketing digital da sua empresa.
Digaí, quais tópicos você acha mais importante em um plano de marketing digital? Tem algum tópico que você acha mais difícil de por no papel? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo se você gostou. Um grande abraço!